Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Presidente do CREMERJ é empossado como membro titular da ABMM

12/12/2023

O CREMERJ participou da solenidade da Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM), realizada nessa sexta-feira, 8 de dezembro, no salão nobre do Forte de Copacabana, situado na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento, que comemorou os 82 anos da ABMM, também anunciou quatro novos patronos, a posse de seis membros titulares e de um membro honorário e formalizou a investidura da diretoria para o biênio 2024-2025.

Na ocasião, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, foi um dos empossados como novo membro titular da Academia, além de outros cinco médicos. Em seu discurso, Palis expressou sua gratidão por fazer parte da ABMM e destacou a importância da instituição para a medicina.

“É com grande alegria que integro, hoje, a Academia Brasileira de Medicina Militar, que sempre admirei por seu comprometimento e relevância em todos os sentidos. Como presidente do CREMERJ e conselheiro pelos próximos cinco anos, considero uma enorme oportunidade para estreitar laços, com o objetivo de beneficiar a medicina no estado do Rio de Janeiro e no país”, declarou ele, que também falou em nome dos cinco colegas que tomaram posse.

Coronel médico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Walter Palis ocupou a cadeira 106. Também foram recebidos como novos membros: a coronel médica do CBMERJ Andreia de Andrade Lengruber, especialista em otorrinolaringologia (Cadeira 12); a coronel médica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Lenise Durão Uchoa, especialista em cirurgia geral e diretora-geral de Saúde da PMERJ (Cadeira 24); o coronel médico da Polícia Militar do Estado de Pernambuco André Frederico Franklin Maciel, especialista em urologia (Cadeira 45); o coronel médico da Aeronáutica Dalton Muniz Santos, especialista em coloproctologia (Cadeira 91); e o tenente coronel médico do Exército Brasileiro Maurício Specterow, especialista em urologia (Cadeira 105).

Foram promovidos a patronos Dr. Ivo Pitanguy (Cadeira 45), Dr. Waldemar Kischinhevsky Cadeira 91, Dr. Cândido Manoel de Oliveira (Cadeira 105) e Dr. Pedro Luiz Pinto Aleixo (Cadeira 106). Como membro honorário, assumiu o professor Outair Bastazini Filho, que preside o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro.

Para a diretoria biênio 2024-2025, foram empossados: o contra almirante (Md RM1) Carlos Edson Martins da Silva (presidente); o contra almirante (Md RM1) Manoel de Almeida Moreira Filho (vice-presidente); a coronel médica do CBMERJ Simone Aparecida Simões (secretária-geral); a professora e médica Selma Dantas Teixeira Sabra (primeira-secretária); o tenente coronel médico da Aeronáutica Marcos Noberto Giordano (tesoureiro); e professor e médico Ernesto Maier Rymer (presidente do conselho fiscal).

Durante a cerimônia, na abertura, compuseram a mesa o vice-presidente do CREMERJ, Luís Fernando Nunes; o presidente da ABMM, o major brigadeiro médico Walter Kischinhevsky; o comandante do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, o coronel Alexandre Roberto da Silva; e o ex-presidente da Academia, o major brigadeiro médico Ricardo Luiz de Guimarães Germano.

A solenidade contou com a presença do conselheiro do CREMERJ Antônio Braga, que também é membro da ABMM, e de autoridades da medicina e da área militar.