Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ entrega Prêmio Professor Ricardo Cruz a vencedores

05/12/2023

Os vencedores da edição 2023 do Prêmio Professor Ricardo Cruz foram recebidos em uma cerimônia promovida pelo CREMERJ na última sexta-feira, 1º de dezembro. O evento foi realizado no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, os primeiros colocados e os preceptores de cada categoria receberam os certificados de reconhecimento e os cheques, que chegaram a R$ 10 mil.

Para iniciar a celebração, a mesa solene foi composta pelo presidente do Conselho, Walter Palis, pelo presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio, pela presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), Selma Sabrá, pelo diretor da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), José Ramon Varela Blanco, e pelo conselheiro que coordena a Comissão de Integração do Médico Jovem do CREMERJ, Ricardo Farias.

Ao receber os premiados, o presidente do CREMERJ destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Além da nobre participação dos professores, jurados de notório saber, esse evento foi enriquecido com os trabalhos e pesquisas de médicos e estudantes em diferentes fases da carreira. Nós do CREMERJ, ao zelarmos pela medicina no nosso estado, exercemos uma série de atividades e essa é mais uma que promove o engrandecimento científico e cultural da nossa profissão”, disse ele.

Já o presidente da ANM agradeceu em nome da Academia por poderem participar dessa ação de incentivo à pesquisa. “Nos últimos anos, vimos o CREMERJ se aproximar da classe médica e da ciência. Tanto a revista científica Medicina, Ciência e Arte, da qual faço parte do conselho editorial, quanto o Prêmio Professor Ricardo Cruz são ações nesse sentido”, pontuou.

Na mesma oportunidade, o diretor Ricardo Farias, idealizador do evento, agradeceu o empenho dos jurados. “Esse é um prêmio grande, considerando as possibilidades de investimento possíveis a um conselho profissional. Fizemos tudo com muita audácia e, para isso, contamos com as entidades apoiadoras e a dedicação dos funcionários da casa. Nossa intenção é continuar inovando nas próximas edições”, declarou Ricardo.

Dando continuidade, o ponto alto do encontro foi a entrega das premiações aos dez vencedores, que receberam os certificados das mãos de conselheiros do CREMERJ e membros da mesa.

Para assistir à cerimônia de premiação, clique aqui.

Confira o nome de todos os vencedores e suas categorias:

- Médico Residente (Levantamento de casuística)
Bianca Peixoto Pinheiro Lucena
Preceptor: Amir Szklo

- Médico Residente (Relato de caso)
Heitor Mendes Brandão
Preceptora: Fabíola Possídio Guimarães Franco

- Médico Residente (Experimental/pesquisa)
Caio M. Perret Novo
Preceptor: Renato Rozental

- Projeto de Extensão
Lívia Quintella Baptista
Preceptora: Carolina Costa

- Projeto de Pesquisa
Tales Aprígio C. Ferreira
Preceptora: Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira

- Acadêmico de Medicina
Nícolas de Albuquerque Pereira Feijóo
Preceptora: Cristiane da Cruz Lamas

- Liga Acadêmica
Liga Acadêmica de Neurocirurgia da UERJ
Apresentador: Pedro Luiz R. C. de Gouvea
Preceptora: Maud Parise

- Médico Jovem
Joana Campos Vicentini
Orientador: Renato Rozental

- Médico (acima de 40 anos)
Adriana de Castro Carvalho Faria
Orientador: Mario Fritsch Toros Neves

- Inovação
Gabriel de Moraes Mangas

Confira o nome de todos os integrantes da comissão julgadora

Coordenador: Acad. Francisco José Barcellos Sampaio

Jurados: Acad. Alexandre Siciliano Colafranceschi, André Luis Barreira, Acad. Antônio Egídio Nardi, Carlos Romualdo Barboza Gama, Acad. Cláudio Buarque Benchimol, Claudio Moura de Andrade Junior, Eduardo Costa Teixeira, Acad. Eliete Bouskela, Esmeralci Ferreira, Acad. Fernanda Freire Tovar-Moll, Acad. Flávio Pereira Kapczinski, Acad. Francisco José Barcellos Sampaio, Acad. Francisco Nicanor Araruna de Macedo, Acad. Jorge Fonte de Rezende Filho, Acad. Marcelo Marcos Morales, Acad. Maurício Gomes Pereira, Acad. Mauricio Younes Ibrahim, Acad. Osvaldo Jose Moreira do Nascimento, Penélope Saldanha Marinho, Acad. Rolf Gemperli, Acad. Rossano Kepler Alvim Fiorelli, Acad. Sérgio Paulo Bydlowsky, Simone Soares Leite e Acad. Walter Araujo Zin.