Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Sífilis e sífilis congênita são debatidas em evento do CREMERJ

26/10/2023

O CREMERJ, por meio de sua Câmara Técnica (CT) de AIDS E DST, promoveu, nesse sábado, 21 de outubro, um debate em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita. O evento, que aconteceu no auditório Julio Sanderson, também teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho e contou com diversas palestras e mesa de debates sobre o tema.


Participaram da abertura o diretor do CREMERJ Luiz Fernando Nunes, representando o presidente do CREMERJ, Walter Palis; o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de AIDS e DST do CREMERJ, Cesar Figueiredo; o membro da CT Mauro Romero Leal; e o conselheiro Edilbert Pellegrini, professor de dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


“É uma honra tê-los aqui hoje para debater sobre a sífilis e a sífilis congênita, que é um assunto bastante relevante para a nossa sociedade. Mesmo podendo ser evitada e tratada, a doença ainda possui grande impacto na população, principalmente na vida do recém-nascido até o seu amadurecimento”, disse Luiz Fernando.


Dando continuidade à programação, foram ministradas cinco palestras. A primeira ficou a cargo de Mauro Leal, que falou sobre “Aspectos básicos sobre sífilis, dados e compromissos para a prática”. Já a segunda foi conduzida por José Paulo Pereira, mestre em clínica obstetrícia e professor da UFRJ, que expôs detalhes sobre “Sífilis congênita no Rio de Janeiro, do pré-natal à maternidade”.


Na sequência, Helio Magarinos, médico especialista em patologia clínica, comentou sobre “Aspectos laboratoriais para diagnóstico e controle da doença” e o conselheiro Edilbert Pellegrini falou sobre o tema “Sífilis ainda é a grande imitadora? Diagnóstico diferencial”. E, por fim, Ricardo de Souza Carvalho, médico do ambulatório de imunologia e AIDS do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, finalizou com a palestra “Neurossífilis é problema, hoje, no Rio de Janeiro?”.


Ao final da discussão, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os temas apresentados e receberam os certificados de participação no evento.