Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ repudia agressão contra médica no local de trabalho

17/07/2023

O CREMERJ recebeu com indignação a notícia de que uma médica foi agredida durante o exercício profissional, na madrugada desse domingo, 16 de julho, no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, em Irajá, na Zona Norte da capital. De acordo com a imprensa, a profissional estava trabalhando, quando duas pessoas, pai e filha, alegaram estar insatisfeitas com a demora no atendimento e iniciaram uma confusão, com gritos, ofensas, agressões físicas e danos ao patrimônio público. Em razão do tumulto, a médica foi verificar o que estava acontecendo e acabou sendo vítima de socos, a ponto de precisar levar pontos na boca. Uma paciente teve uma parada cardiorrespiratória e não pôde ser assistida pela médica, pois ela havia sido imobilizada pela dupla. Infelizmente, a paciente foi a óbito. O homem, que iniciou a confusão, tinha um ferimento leve em um dos dedos e, por isso, tinha recebido a classificação “verde”.

O CREMERJ se solidariza com a médica e todos os profissionais da área da saúde que viveram momentos de terror dentro do seu ambiente de trabalho. O Conselho entrou em contato nesta segunda-feira, 17 de julho, com a médica e disponibilizou o suporte da sua assessoria jurídica. Além disso, a autarquia enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e à direção do Hospital Municipal Francisco da Silva Telles para pedir esclarecimentos e se colocar à disposição no que for necessário. O CREMERJ também pede às autoridades que os agressores sejam devidamente responsabilizados por seus atos.

O Conselho repudia veementemente qualquer tipo de violência dentro das unidades de saúde. Essa não é a primeira vez que uma médica é covardemente agredida enquanto exercia a sua profissão. Há cerca de um ano, por exemplo, uma médica pediatra foi agredida durante o atendimento no Hospital Municipal Albert Schweitzer. Devido ao aumento significativo de casos parecidos, o CREMERJ vem estabelecendo uma luta constante em prol da segurança dos médicos nas unidades de saúde.

Nos últimos meses, o Conselho se reuniu, por mais de uma vez, com o secretário de Estado e comandante-geral da Polícia Militar (PMERJ), o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, para avaliar medidas em favor da segurança dos médicos em seus locais de trabalho. A autarquia também teve reuniões sobre o assunto com representantes do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e da diretoria de saúde da PMERJ.

O CREMERJ possui o Portal da Defesa Médica, em seu site, lançado em 2018, com o objetivo de agilizar a assistência aos colegas que forem vítimas de qualquer tipo de agressão. Além disso, em junho deste ano, o Conselho aprovou a Resolução nº 344/2023, que determina que todas as unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro forneçam segurança para garantir a integridade física dos médicos e demais profissionais que atuam nesses estabelecimentos. A normativa também torna compulsória a notificação ao CREMERJ sobre a ocorrência de violência contra médicos dentro desses estabelecimentos e indica também que seja oferecido apoio administrativo e psicológico à vítima.