Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Amarelo e Verde são as cores das campanhas de julho

05/07/2023

O mês de julho é marcado por duas campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são o amarelo, para falar da luta contra as hepatites virais, e o verde, para prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Julho Amarelo

A campanha consiste em alertar a população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. Durante a campanha, ações educativas ocorrem em todo o Brasil com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por:
• Vírus tipo A, B, C, D e E;
• Uso de alguns medicamentos;
• Álcool e outras drogas;
• Doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

É preciso ficar atento, pois não são em todos os casos que a enfermidade apresenta sintomas. Quando esses ocorrem, são observados cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais podem ser transmitidas, principalmente, pelo contágio fecal-oral, pela relação sexual desprotegida e pelo contato com sangue contaminado. Assim, as devidas medidas de prevenção, além da vacinação, são a manutenção de uma boa higiene pessoal e alimentar, o adequado saneamento básico, o uso de preservativos e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal que possam ter entrado em contato com sangue.

Julho Verde

Esta campanha lança luz sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, ou seja, aqueles que surgem na boca, tireoide, garganta, laringe, faringe, paratireoide, traqueia e na região sinonasal. O principal objetivo da campanha é alertar a sociedade para esses tumores que, muitas vezes, apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), as formas de prevenção são:
• Não fumar;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
• Manter boa higiene bucal;
• Usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada;
• Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
• Manter o peso corporal adequado;
• Recomendar a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.

Este tipo de câncer possui tratamento e cura, se descoberto de forma precoce. O tratamento normalmente exige intervenção cirúrgica, mas podem ser necessárias sessões de radioterapia e quimioterapia.

O CREMERJ apoia as campanhas Julho Amarelo e Julho Verde.