Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM debate com Anvisa prescrição de canabidiol por não médicos

30/06/2023

Conselheiros do CREMERJ estiveram, nessa quinta-feira, 29 de junho, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, para agir contra a prescrição de canabidiol por não médicos. Na ocasião, participaram também da reunião o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, e a segunda vice-presidente, Rosylane Rocha. Pelo CREMERJ, participaram os conselheiros Walter Palis e Raphael Câmara, que também é conselheiro federal.

Os médicos foram recebidos pelo diretor da Anvisa Daniel Pereira. Durante o encontro, a agência ressaltou que já enviou um ofício para o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) para que tome providências acerca da revogação de uma resolução que autorizaria, indevidamente, que biomédicos habilitados em acupuntura prescrevessem produtos à base de canabidiol.

O CREMERJ reforçou, durante a reunião, a ilegalidade da resolução publicada pelo CFBM, visto que o uso de derivados da cannabis é proibido no Brasil, exceto para alguns fins científicos e médicos. O Conselho seguirá firme no combate a tentativas de invasão do ato médico.