Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cristo Redentor recebe celebração pelo Dia do Médico

19/10/2017

O monumento do Cristo Redentor foi iluminado de verde nessa quarta-feira, 18, para comemorar o Dia do Médico. Pelo segundo ano consecutivo o CREMERJ homenageia a categoria em um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro. Além de valorizar o trabalho dos médicos, o objetivo foi fazer um alerta para a importância de uma saúde com qualidade para a população no Estado. O evento contou com a presença do corpo de conselheiros do CRM e de representantes de entidades médicas.

Em seu discurso, o presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, falou sobre a crise na Saúde do Estado, que atinge as esferas municipal, estadual e federal, e do descaso dos gestores na resolução dos problemas. Ele parabenizou todos os médicos que se mantêm firmes em continuar atuando com dedicação mesmo com condições tão difíceis.

“Apesar de todo esse cenário, permanecemos na linha de frente, atendendo com dedicação e zelo nossos pacientes, nos desdobrando para assisti-los com qualidade e nos esforçando para garantir melhorias nos nossos hospitais. E é isso que nos prova que o Dia do Médico deve, sim, ser comemorado. Vamos continuar fazendo o nosso melhor pelos nossos pacientes e pelo fortalecimento da medicina brasileira. Vamos nos unir, para que, juntos, possamos lutar por nossos direitos, por salários dignos, por condições adequadas de trabalho e por uma saúde qualificada para a população”, disse.

Uma missa foi celebrada pelo bispo Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que é médico pediatra e professor da Escola Médica de Pós-Graduação da Universidade Católica do Rio de Janeiro (Med PUC-Rio). Durante a celebração, Dom Antônio parabenizou a todos os médicos que, mesmo diante de todas as adversidades, mantêm o compromisso de cuidar da saúde e do bem-estar dos pacientes.

“A profissão do médico se assemelha à do sacerdote, devido à dedicação e à necessidade de transpor as dificuldades que a medicina exige, além da solidariedade com o outro. E hoje esses pontos estão ainda mais presentes. O médico precisa fazer uso de todo seu conhecimento e de amor ao próximo para salvar vidas, apesar da falta de condições de trabalho, de técnicas e de aparelhagem”, declarou.

Na ocasião, representantes de diversas entidades médicas, de sociedades de especialidade e de associações de bairros e de municípios marcaram presença, reforçando a importância da data e mostrando apoio às lutas por melhorias na área médica. O presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), João Felipe Zanconato, endossou as palavras de Dom Antônio. Ele ainda acrescentou que celebrar o Dia do Médico é um momento de resgatar um dos propósitos da medicina: cuidar do próximo.

“Mesmo diante de todas as dificuldades do cotidiano, como a falta de estrutura de muitos hospitais e também a falta de recursos, temos que comemorar nosso dia. Temos que celebrar o real motivo disso tudo que é ajudar as pessoas”, acrescentou.

Para o médico Alberto Daflon, que representou a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), celebrar o Dia do Médico no Cristo Redentor é uma forma de passar uma mensagem positiva a todos os colegas. "O Cristo é um símbolo de grandiosidade e que nos passa uma mensagem de esperança. Estar aqui no nosso dia nos faz acreditar que todos nossos esforços são válidos”, destacou.

A presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), Isabel Madeira, também salientou a necessidade de celebrar a data. “Diante de tantos desafios, os médicos merecem que o 18 de outubro seja uma data para o reconhecimento da nossa importância para a sociedade. Também é um momento para pedir mais investimentos na saúde e garantia de condições adequadas de trabalho”, disse.

Durante o evento, ainda houve a comemoração dos 60 anos de criação do CREMERJ, o lançamento do aplicativo para celulares do conselho, que permitirá que médicos tenham acesso a informações exclusivas e da TV Cremerj, que fará a transmissão de cursos e programações ao vivo. A celebração no Cristo foi o primeiro evento do CRM a ser transmitido em tempo real.